Segundo o DIEB (Dicionário Interativo da Educação Brasileira), Currículo escolar é o conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar, organizados para orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades. Hoje se tem evidência de que as tecnologias, especialmente as digitais, com as potencialidades de registro, busca atualização constante trazendo suas contribuições para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensinos integrados a um projeto curricular com intencionalidade pedagógica. Algumas das contribuições que as tecnologias apresentam são: comunicação multidirecional, representação e produção colaborativa de conhecimento, metodologias estas, que levam em conta o interesse e as preferências dos alunos. Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio de seu professor. Ao adotar esta nova ferramenta metodológica, o professor estará abrindo caminho para uma aprendizagem contracionista que estará proporcionando a interação entre tecnologia e currículo, bem como estabelecendo um novo vínculo com os alunos, pois deixará de ser um transmissor de informações e se tornará um mediador entre estes e o conhecimento, proporcionando situações de aprendizagem significativas, onde os alunos serão construtores de seu próprio conhecimento. Após várias reflexões a respeito de currículo, pode-se afirmar que os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com os alunos estão inseridos no currículo formal, os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos também foram explicitados no plano de aula e executado na sala de aula e fazem parte do currículo e o que os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologia constituem parte do currículo.
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