terça-feira, 24 de abril de 2012

Conceituando hipertexto individualmente

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informações na forma de blocos e textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Segundo (Bolter e Grusin – 2005) já defendem que o hipertexto não ocorre apenas no meio digital, ela já existe há milênios como uso das enciclopédias de papel. Já (Landw – 1995) entende o hipertexto apenas nos ambientes digitais porque permitem acessar qualquer informação através da rede de Internet www.
Percebe-se que o hipertexto é um instrumento de grande importância na escola no processo de ensino e aprendizagem, pois ele pode contribuir de maneira satisfatória no contexto escolar em diversas situações, facilitando o educando a realizar suas atividades escolares, seja pesquisando nos livros ou na agilidade da Internet, o hipertexto dá incentivo tanto para o professor quanto para o aluno no que se refere à leitura e a produção individual ou colaborativa do conhecimento.
De acordo com a leitura realizada no site www.ime.usp.br/; O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subsidiar um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização do texto ou a outros textos totalmente independentes, muitas vezes armazenadas em locais distantes. Isto cria a característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como “navegação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário