terça-feira, 17 de abril de 2012

Papel da escola diante das novas tecnologias


As redes tecnológicas estão provocando mudanças profundas na educação. Mas, trabalhar com as tecnologias de forma interativa nas salas de aula não é tarefa das mais fáceis, pois os educandos estão muito ativos na educação on-line e buscam nas escolas mais agilidade, flexibilização e rapidez na oferta de educação tecnológica. Nos dias de hoje, os diferentes usos dessas mídias que mudam os padrões de trabalho, do lazer, da educação, do tempo, da saúde e da indústria e criam, assim, uma nova sociedade, novas atmosferas de trabalho, novos ambientes de aprendizagem. Criando, portanto, um novo tipo de aluno que necessita de um novo tipo de professor. Um professor ligado e compromissado com o que esta acontecendo ao seu redor. E, com isso, modelos pedagógicos foram quebrados, tornando-se desatualizados frente aos novos meios de armazenamento e difusão da informação, onde muda-se também os conteúdos, os valores, as competências, as performances e as habilidades tidas socialmente como fundamentais para a formação humana. Mas, mesmo com esse novo tipo de professor que está sendo exigido nas escolas da atualidade, é válido refletir sobre o pensamento de MORAN (2007) “Os educadores marcantes atraem não só pelas suas ideias, mas pelo contato pessoal. Transmitem bondade e competência, tanto no plano pessoal, familiar como no social, dentro e fora da aula, no presencial ou no virtual. Há sempre algo surpreendente, diferente no que dizem, nas relações que estabelecem, na sua forma de olhar, na forma de comunicar-se, de agir. E eles, numa sociedade cada vez mais complexa e virtual, se tornarão referências necessárias”.

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