terça-feira, 17 de abril de 2012

Reflexões iniciais

Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h)
Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
Atividade: 1.1 – Reflexões Iniciais - em Dupla
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: A
Cursistas: Anailza Magalhães Xavier Fagundes e Sivanilde Rodrigues da Silva Ferreira
Unidade Escolar: Escola Especial Estrela da Esperança – APAE
Função que atua: Professoras
Data: 02 de março de 2012

As Novas Tecnologias em Ação

Ao realizar a leitura do texto de Pozo, o que se percebe é que as novidades tecnológicas chegaram para transformar valores, atitudes e comportamentos, e com isso, a cultura e a própria sociedade. A cultura da aprendizagem direcionada para reproduzir saberes previamente estabelecidos deu passagem a uma cultura da compreensão, da análise crítica, da reflexão, mediado e acelerado pelas novas tecnologias.
As modernas tecnologias da informação são muito acessíveis e flexíveis e são muito úteis ao aprendizado, pois o seu desconhecimento vem gerando no mundo atual o mesmo tipo de exclusão que sofre o analfabeto no mundo da escrita. É preciso conhecer as políticas equivocadas que fazem parte da história da utilização da informática na educação no Brasil.
 As características dessa nova cultura da aprendizagem fazem com que as formas tradicionais da aprendizagem repetitiva sejam ainda mais limitadas que nunca. Em nossa cultura, a aprendizagem deveria estar direcionada não tanto para reproduzir ou repetir saberes que sabemos parcialmente, sem mesmo pô-los em dúvida, como para interpretar sua parcialidade, para compreender e dar sentido a esse conhecimento.
As novas tecnologias podem ser usadas como instrumentos para consolidação de um poder dominante, como podem estar à serviço de indivíduos que lutam pela democracia; podem colaborar na criação de uma sociedade mais, ou menos igualitária.
O fator diferencial da Sociedade da Informação é que cada pessoa e organização não só dispõe de meios próprios para armazenar conhecimento, mas também tem uma capacidade quase ilimitada para acessar a informação gerada pelos demais e potencial para ser um gerador de informação para outros. Percebe-se então, que estamos imersos em uma cultura digital que possibilita formas colaborativas de aprendizagens. Evitar a resistência pelo desconhecimento é entender que o computador e o software educacional, seja ele qual for, é uma ferramenta auxiliar do processo de aprendizagem.


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